Connect with us

Pelotas & RS

Guarda Municipal leva ‘mensagem de paz’ às escolas

Publicado

on

Foto tirada por Marcel Ávila

Luíza Meirelles | Do site da prefeitura |

Prevenir antes de repreender é o que norteia o projeto educativo da Guarda Municipal que, desde 2013, leva a escolas do município e da região palestras esclarecedoras e informativas a respeito da cultura da paz. Somente no segundo semestre de 2018, mais de 4.200 estudantes foram beneficiados com a iniciativa; neste mês, serão cerca de 550.

Destes, 85 são da escola municipal Francisco Caruccio, no Pestano, que representaram o público da atividade, nesta sexta-feira (15). O ‘Prevenção Antes da Repressão’ é uma das ações que compõem o Pacto Pelotas pela Paz – movimento que integra instituições e promove estratégias preventivas e repressivas para reduzir a criminalidade na cidade.

Compromisso de mudar o futuro

Meninas e meninos, de 10 a 12 anos, ouviram atentos o conteúdo da palestra, ministrada pelos guardas Sandra Gularte e José Mattos, que abordou temáticas essenciais à prevenção da violência e à manutenção de ambientes pacíficos, como bullying, violência e abuso sexual, uso de drogas, depredação do patrimônio público, desperdício de água e destinação correta do lixo, além de aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Não podemos cruzar os braços diante da violência; cada um precisa fazer a sua parte para mudar este quadro. O compromisso também é de vocês, que são responsáveis pela mudança. O futuro está em suas mãos”, disse a GM Gularte, reportando-se aos estudantes.

Além das palestras, a Guarda também realiza rondas escolares nas instituições, propondo-se ao diálogo e ficando à disposição para esclarecimentos e atendimentos. Em março, o projeto ainda se fará presente nas escolas municipais Ferreira Viana, Joaquim Assumpção e Santa Irene (veja abaixo).

Conscientizar e informar

Coordenadora do educandário do Pestano, Nathália Gotuzzo ressalta a importância de debater os assuntos com os jovens, levando-se em conta o contexto de violência vivenciado pelo município. “Conscientizar e informar os alunos é fundamental. Vemos, a partir disso, um reflexo gigantesco em sala de aula”, conta.

Publicidade

Nathália destaca o trabalho da instituição para promover debates relativos à questão; recentemente, a Francisco Caruccio também recebeu uma palestra sobre violência contra a mulher.

Instituições que receberão a iniciativa em março:

Dias 18 e 29 de março – escola Ferreira Viana

Dia 21 de março – escola Santa Irene

Dias 22, 25 e 27 de março – escola Joaquim Assumpção

Dias 26 e 28 de março – escola Francisco Caruccio.

Matérias relacionadas:

Projeto Start abre inscrições a curso na Santa Terezinha e Pestano

GM aborda prevenção à violência em escolas municipais

Publicidade

Guarda Municipal atua há 29 anos em Pelotas

Publicidade
Clique para comentar

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Especial

Rio Grande do Sul confirma caso de infecção pela variante Ômicron

A paciente está em isolamento domiciliar

Publicado

on

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta sexta-feira (3) um caso de infecção pela nova variante Ômicron.

De acordo com a pasta, a mulher, residente em Santa Cruz do Sul, voltou de viagem à África do Sul na semana passada. Ela já havia tomado as duas doses da vacina e apresentou febre.

A paciente está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município. Pessoas próximas a ela também serão testadas.

Diante da confirmação da nova variante no estado, a secretaria reforçou a necessidade de as pessoas investirem, cada vez mais, em cuidados básicos, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento adequado.

A orientação é que quem ainda não se vacinou ou esteja com alguma dose pendente procure as unidades de saúde para atualizar a situação.

Dados da pasta mostram que, até esta sexta-feira, 842 mil pessoas no Rio Grande do Sul estavam com a segunda dose em atraso e 721 mil com a dose de reforço atrasada.

Outros casos

Além do caso no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já confirmou cinco casos de infecção pela variante Ômicron no país, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal. Os pacientes estão isolados e a maioria está assintomática.

Publicidade

Continue Reading

Pelotas & RS

O sonho acabou de novo

Publicado

on

Agora que Eduardo Leite não será mais candidato, a cobertura de política regional, que já andava chata há muito tempo, perdeu toda a graça.

Achavam que seria a redenção da região Sul ter, quem sabe, um presidente da República natural de Pelotas. O sonho acabou de novo.

O Porto de Rio Grande foi o sonho de redenção anterior…

#MAS-TEVE-UM-PORÉM

Dilma andou lendo keines e resolveu seguir a cartilha: investir dinheiro público para injetar vigor na economia. Inventou de construir plataformas petrolíferas no Brasil, mesmo sabendo que era mais barato encomendá-las do exterior. Abriu os cofres do BNDES para robustecer a indústria nacional, empregar brasileiros em obras públicas. Sabemos como acabou. A primeira plataforma feita em Rio Grande, rebocada até a costa do Rio de Janeiro, afundou. Bilhões desceram até o fundo do mar, sem conseguir extrair um mísero litro de petróleo. O aço que sobrou em Rio Grande, à espera de novos moldes e encaixes, enferrujou e terminou vendido como sucata para a Gerdau. Adeus, polo naval. Adeus, empregos. Adeus, Zona Sul. Pouco depois, adeus Dilma!

Ninguém pode fazer nada por nós, a não ser nós mesmos.

Publicidade

Continue Reading

Pelotas & RS

UCPel realiza vestibular on-line neste domingo (5)

Publicado

on

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza neste domingo (5) o Vestibular 2022 para os cursos de Medicina e Odontologia. Pelo segundo ano consecutivo, a prova ocorrerá no formato on-line para todos os candidatos. O curso de Medicina terá 11,6 candidatos na disputa por uma das 155 vagas e o curso de Odontologia, 2,5 candidatos por vaga.

Dividida em duas etapas, a prova ocorrerá das 8h às 13h com 30 questões de múltipla escolha. A primeira etapa será destinada às questões de Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A segunda, será voltada para elaboração de uma redação e resolução de questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira.

Assim como a prova presencial, o processo seletivo on-line exige cuidados, todos descritos no Manual do Candidato. Para a realização da prova, o candidato deverá ficar isolado de outras pessoas e escolher uma sala silenciosa e iluminada. 

Deverá também estar conectado on-line 30 minutos antes do começo da prova, portando um documento de identidade com foto e o CPF (que não pode ser a versão digital, visto não ser permitido o uso de celulares durante a prova). Será permitido o uso de uma caneta esferográfica, uma folha de ofício em branco e uma garrafa de água de material transparente.    

Segurança      

Durante a realização do processo seletivo, os candidatos serão monitorados por um software de inteligência artificial e também por fiscais remotos de sala, através de imagens captadas pelas câmeras dos computadores de cada candidato. De acordo com o coordenador do Vestibular, professor Fabian Primo, a associação da tecnologia com a fiscalização humana amplia a capacidade de identificação de possíveis anormalidades.       

Publicidade

  Ao entrar no ambiente virtual de prova, o software bloqueia o computador, impossibilitando o acesso à internet e a outros programas. Microfone, câmera, tela, teclado e mouse passam a ser registrados. A ferramenta ainda sinaliza quando o candidato não está olhando para a tela, assim como identifica sinais eletrônicos emitidos por outros aparelhos ou a interrupção de terceiros.     

Resultado

As questões da prova estarão à disposição dos candidatos no dia 5 de dezembro, a partir das 16h, no site www.ucpel.edu.br/vestibular. O gabarito da prova também será divulgado na Rádio Universidade (ZYK 273 – 1160kHz).

Continue Reading



Publicidade
Publicidade

Mais lidas em três dias