Connect with us

Pelotas e RS

Guarda Municipal leva ‘mensagem de paz’ às escolas

Publicado

on

Foto tirada por Marcel Ávila

Luíza Meirelles | Do site da prefeitura |

Prevenir antes de repreender é o que norteia o projeto educativo da Guarda Municipal que, desde 2013, leva a escolas do município e da região palestras esclarecedoras e informativas a respeito da cultura da paz. Somente no segundo semestre de 2018, mais de 4.200 estudantes foram beneficiados com a iniciativa; neste mês, serão cerca de 550.

Destes, 85 são da escola municipal Francisco Caruccio, no Pestano, que representaram o público da atividade, nesta sexta-feira (15). O ‘Prevenção Antes da Repressão’ é uma das ações que compõem o Pacto Pelotas pela Paz – movimento que integra instituições e promove estratégias preventivas e repressivas para reduzir a criminalidade na cidade.

Compromisso de mudar o futuro

Meninas e meninos, de 10 a 12 anos, ouviram atentos o conteúdo da palestra, ministrada pelos guardas Sandra Gularte e José Mattos, que abordou temáticas essenciais à prevenção da violência e à manutenção de ambientes pacíficos, como bullying, violência e abuso sexual, uso de drogas, depredação do patrimônio público, desperdício de água e destinação correta do lixo, além de aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Não podemos cruzar os braços diante da violência; cada um precisa fazer a sua parte para mudar este quadro. O compromisso também é de vocês, que são responsáveis pela mudança. O futuro está em suas mãos”, disse a GM Gularte, reportando-se aos estudantes.

Além das palestras, a Guarda também realiza rondas escolares nas instituições, propondo-se ao diálogo e ficando à disposição para esclarecimentos e atendimentos. Em março, o projeto ainda se fará presente nas escolas municipais Ferreira Viana, Joaquim Assumpção e Santa Irene (veja abaixo).

Conscientizar e informar

Coordenadora do educandário do Pestano, Nathália Gotuzzo ressalta a importância de debater os assuntos com os jovens, levando-se em conta o contexto de violência vivenciado pelo município. “Conscientizar e informar os alunos é fundamental. Vemos, a partir disso, um reflexo gigantesco em sala de aula”, conta.

Nathália destaca o trabalho da instituição para promover debates relativos à questão; recentemente, a Francisco Caruccio também recebeu uma palestra sobre violência contra a mulher.

Instituições que receberão a iniciativa em março:

Dias 18 e 29 de março – escola Ferreira Viana

Dia 21 de março – escola Santa Irene

Dias 22, 25 e 27 de março – escola Joaquim Assumpção

Dias 26 e 28 de março – escola Francisco Caruccio.

Matérias relacionadas:

Projeto Start abre inscrições a curso na Santa Terezinha e Pestano

GM aborda prevenção à violência em escolas municipais

Guarda Municipal atua há 29 anos em Pelotas

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frase dos dirigentes universitários presentes à homenagem, às vezes em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading