Connect with us

Pelotas e RS

Partido Nazista NUNCA foi socialista. No Brasil, tb não correspondem à sigla

Publicado

on

A professora Ana Paula Vasconcellos publicou no face um post interessante.

Diz ela, dando sequência a Leandro Karnal:

Para quem está sendo ensinado errado sobre o nazismo, aí a versão de dois historiadores.

O Senador Randolfe traz texto de Hitler e outros, “desenhando” a questão. (Vídeo, NÃO deixe de assistir, no final).

Já Leandro Karnal explica didaticamente em texto a confusão causada pelo nome do partido nacional-socialista alemão, abaixo.

‘O problema do ‘nome’

Leandro Karnal

Sendo o partido nazista conhecido como Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei) alguns leigos imaginam que seria socialista.

O nome foi, desde o início, um recurso de propaganda, como quase todos os nomes políticos.

Existiam membros mais à esquerda na fase inicial, quase todos assassinados juntamente com o grupo paramilitar SA (Sturmabteilung), em 1934.

Se o nome é um problema, reflita sobre as denominações abaixo:

– República Popular Democrática da Coreia

– República Popular da China

– Democratas (DEM)

– Partido dos Trabalhadores

– ARENA (Aliança Renovadora Nacional)

– PSDB

– Partido Novo

– Democracia Cristã

– Partido Renovador Trabalhista Brasileiro

Reflita sobre os nomes e evite algumas ingenuidades.

Se você acha que a Coreia do Norte é democrática, o PSDB é social-democrata e o PT só tem trabalhadores, então sim, o nazismo é socialista, ao menos no seu universo mental.

Lembre-se, porém, do peixe-boi e do macaco-hidráulico: o nome nem sempre quer dizer a coisa em si.

Lembre-se, por fim, de que o chamado “sexo frágil” dura mais, resiste mais a infecções e tem média de vida superior ao “forte”.

Por fim, homem branco, você não é branco.”

1 Comment

1 Comments

  1. Esteves

    07/04/19 at 12:09

    Nem de esquerda nem de direita! Atribuir que foi um movimento estritamente de Direita também é um erro. Este movimento pinçou tudo que ambos os lados possui de ruim e formatou algo próprio! Nõa precisa ter muitos neurônios alem do Tico e Teco, para entender isto e que a tentativa de “pechar” como um movimento de Direita foi extemporâneo após a cisão entre o Comunismo e Nazismo, alias, o primeiro financiou o segundo no pós primeira guerra. Como Antagonistas se ajudam? Então, sem precisar ler ou ouvir “especialistas” afetados pelo Marxismo Cultural, Tico e Teco são capazes de dar uma opinião, que estruturalmente nõa são puramente, nem é uma coisa nem outra.

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading