Connect with us

Brasil e mundo

Um belo exemplo de como cidades podem fazer sua parte pela área ambiental

Publicado

on

Tony Sechi, novo colaborador do Amigos de Pelotas

Tony Sechi *

Se, por um lado, vivemos diversos retrocessos na área ambiental em nível nacional e até mesmo mundial, por outro, precisamos criar estratégias para que as cidades deem respostas no âmbito local. Quero falar de uma boa prática crescente em diversos municípios do nosso país que vem trazendo resultados espetaculares onde está sendo implementado: o IPTU Verde.

Pioneiro no Brasil em 2008, sendo a cidade de São Bernardo do Campo (SP) a primeira a implementá-lo, posteriormente, o IPTU Verde tornou-se uma realidade em municípios como Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Colatina (ES),  Guarulhos (SP), Goiânia (GO), Taubaté (SP), Araraquara (SP) e, mais recentemente, em Balneário Camboriú (SC), que inclusive é uma cidade com o número menor de habitantes em relação a Pelotas.

O IPTU Verde de Salvador (BA), por exemplo, foi premiado internacionalmente, escolhido com umas soluções mais inovadoras para combater as mudanças climáticas durante a vigésima primeira Conferência das Nações Unidas (COP 21). 

Mas, afinal: o que é o IPTU Verde? A iniciativa consiste num programa de incentivos e descontos neste imposto para quem adotar nos seus prédios, sejam eles residenciais, industriais, mistos, comerciais, etc., medidas que preservem, protejam ou recuperem o meio ambiente, como por exemplo, adotar placas solares como fonte de energia, o telhado verde ou a reutilização da água da chuva em imóveis.

Entre as possibilidades apontadas, a captação e a reutilização das águas da chuva podem parecer difíceis ou trabalhosas. Mas, em 2008, durante meu curso técnico no IF-Sul Campus CAVG, tive a oportunidade de coordenar juntamente com diversos professores a instalação da iniciativa em um prédio da escola e posso garantir: é totalmente viável e benéfico. Porém, estes são apenas alguns exemplos entre tantas alternativas possíveis.

O desconto no imposto, que é de responsabilidade do município, tem objetivo de incentivar os moradores e empresários a adotarem práticas sustentáveis e que tragam impactos positivos na sociedade, diminuindo os efeitos da urbanização e, ainda, aquecendo o ramo da tecnologia especializada no mercado local. E a pergunta que não quer calar é por que Pelotas também não pode participar desta solução?

Por ser um imposto municipal, cabe a cada prefeitura optar por este tipo de programa. 

Obviamente que com os descontos o governo precisará repor esta arrecadação. Mas uma prática como esta movimenta uma nova cadeia tecnológica, estimula a criação de novas empresas e de novos empregos para atender a nova demanda, sem contar que teremos um resultado muito positivo para o meio ambiente e um gesto brilhante diante de tantos retrocessos ambientais que estamos vivendo no Brasil e no mundo. 

E você: já tinha ouvido falar em IPTU Verde? Se ficou com alguma dúvida escreva nos comentários para que possamos tirar sua dúvida.

© Tony Sechi é técnico agrícola pelo CAVG, acadêmico de Gestão Pública e Conselheiro Universitário da UFPel. Foi um dos coordenadores do Programa de Governo de Eduardo Campos e Marina Silva na eleição presidencial de 2014 e também foi Assessor Técnico do Conselho de Desenvolvimento e Inovação de Pelotas (2017-2018). Atualmente atua na Fundação João Mangabeira, em Brasília.

Clique para comentar

Brasil e mundo

Felicidade de “segunda”, não dá mais

Publicado

on

Concordo com Alexandre de Moraes: antes das redes sociais, nós éramos felizes e não sabíamos. Mas éramos felizes no sentido de que uma pessoa ignorante podia ser. Hoje a farsa não convence tão fácil. As vozes se tornaram muito mais plurais, o que é positivo para a sociedade.

A tecnologia levou a percepção de felicidade a um patamar mais elevado. Aumentou a exigência. Ninguém mais se contenta com meias verdades.

Voltar no tempo é impossível, apesar dos esforços nesse sentido. O próprio Lula não entendeu isso, por isso está perdendo popularidade. Perdeu poder de persuasão. Ele e qualquer outro governante.

A própria velha imprensa perdeu poder de persuasão. Está todo mundo vendo o rei nu. Vendo e avisando a este da nudez, em voz alta. A corte toda, que inclui a velha imprensa, está nua. Ouvindo que está nua, mas se fingindo de surda.

A tecnologia muda os comportamentos. Os avanços tecnológicos provocam essas destruições criativas. Assim como foi o canhão que permitiu Napoleão, a internet e as redes sociais estão forjando um cidadão menos distraído, mais atento e engajado. Uma democracia muito mais participativa.

O mundo mudou.

Continue Reading

Brasil e mundo

Leite posta encontro com o Papa

Publicado

on

Atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite foi recebido pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (14). Aproveitando o espaço na agenda do Pontífice, levou à Sua Santidade uma réplica das ruínas das Missões e uma caixa com camisas do Grêmio, do Inter e do Xavante, pra ficar de bem com todas as torcidas.

Aproveitando, convidou o Papa a visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos das missões jesuíticas no estado — por coincidência ano da próxima eleição presidencial, sonho que Leite persegue.

No X, Leite postou: “Foi uma conversa muito gentil e muito amável do Papa, que lembrou ter ido muitas vezes à cidade de Pelotas, onde um tio dele (Victor José Bergoglio) morou”.

Leite acrescentou: “A sua mensagem de hoje (do Papa) é muito oportuna. O Papa Francisco falou sobre temperança e pediu aos fiéis que exercitem o equilíbrio. É uma mensagem que serve para as relações nas redes sociais, pessoais, profissionais e políticas nesse mundo tão dividido”. Com essas palavras, Leite, que tem discursado contra a polarização na política, parece confirmar uma impressão. Ele é conhecido nos bastidores como “Governador Casio”. Tudo calculado, nada é espontâneo, com vistas ao pleito de 2026”.

Na última semana, Leite gravou vídeo de apoio a Matteus, participante gaúcho da final do BBB, aproveitando a onda da audiência do programa. Matteus perdeu, contudo, e o comentário é de que “perdeu por causa do apoio de Leite”. Era o comentário hoje na aula do Pilates.

Terá sido a derrota de Matteus um mau agouro para Fernando Estima, de quem se fala que poderá ser candidato dos tucanos a prefeito de Pelotas?

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading