Daniel adia o sonho de ser prefeito

Deputado federal eleito pelo PSDB em 2018 com 74.789 votos, 55.360 deles em Pelotas, Daniel Trzeciak divulgou nesta quinta-feira (27) um vídeo para esclarecer que não será candidato a prefeito de Pelotas em 2020.

O tucano de 33 anos gravou o comunicado, diz, porque muitas pessoas perguntam se disputará o pleito. No vídeo, agradece a consideração, confirmada, segundo ele, em pesquisas que mostram aprovação ao mandato dele na Câmara Federal. Mas diz, em resumo, que cumprirá o mandato até o fim, por uma questão de princípios.

Extraoficialmente, o nome dele chegou a ser considerado no PSDB para concorrer no lugar da professora Paula. Em pesquisas internas do partido de possíveis candidatos, ele estaria mais bem colocado do que a atual prefeita para o pleito municipal.

Daniel tem uma qualidade incomum: é, naturalmente, bom de voto. Em 2016, foi o candidato que mais votos recebeu para vereador, 6.721. Dois anos depois, na eleição para a Câmara Federal, aquela votação multiplicou-se mais de dez vezes sem que fizesse grande esforço além dos esforços naturais de campanha.

Daniel foi repórter da RBS em Pelotas, contava com essa visibilidade; isso pode explicar em parte a votação de vereador, mas não a enxurrada de votos para deputado. Mesmo que a maior votação tenha sido de Pelotas, ele obteve 19.429 votos fora da cidade.

Extremamente sociável, evita a polêmica: trabalha focado em fazer a sua parte.

Uma vez na Câmara, em Brasília, marcou um golaço ao abrir mão da aposentadoria especial de deputado, e vem conseguindo marcar outros tentos na captação de recursos para a região, o que vinha faltando. Também não parece ter medo de desagradar quando a polêmica é inevitável, já que votou, por exemplo, a favor da reforma da Previdência.

Desembaraçado, com experiência em comunicação social, trabalha bem as redes sociais.

Uma vez ele me disse, respondendo-me, que não sabia explicar totalmente seu sucesso nas urnas. Há umas químicas sensoriais que não se explicam. Bom para ele. E bom para nós, sociedade, já que vem trabalhando com dedicação e coerência, é preciso reconhecer. Tem o otimismo e a estrela da juventude.

Até onde sei, e ele deixa transparecer, Daniel tem o sonho de ser prefeito de Pelotas um dia. Talvez em 2024.

Natural de Dom Feliciano (RS), vive em Pelotas desde que tinha menos de dois anos de idade.

 

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.