Connect with us

Pelotas e RS

Prefeitura proíbe eventos públicos de Natal e Ano Novo

Publicado

on

A Prefeitura de Pelotas publicou um novo decreto, nesta sexta-feira (18), para determinar medidas de contenção ao avanço da pandemia do coronavírus no Município. 

O decreto prevê a proibição de eventos públicos de Natal e Ano Novo, permitindo apenas eventos particulares, desde que restritos ao núcleo familiar. 

Atividades não essenciais poderão funcionar no domingo (20) e na segunda-feira (21), mas deverão fechar entre os dias 25 e 28 de dezembro. Festas de Natal e de Ano Novo, públicas, estão proibidas, sendo restritas apenas a celebrações entre núcleo familiar.

A prefeita Paula Mascarenhas afirmou que a proposta de alteração no funcionamento, sobretudo do comércio – trocar o fechamento no domingo e na segunda-feira para três dias após o dia 25 -, foi apresentada pelo Sindilojas ao Comitê de Enfrentamento nesta semana. 

“A alteração foi debatida, longamente, entre os integrantes. A maioria dos membros do Comitê, tanto os representantes do empresariado quanto da Ciência, foi favorável a essa proposta e, com isso, lançamos o novo decreto. A ideia é conter as aglomerações, o movimento das pessoas e a gente espera que, dessa forma, com três dias de fechamento após o Natal, possamos refrear isso e, consequentemente, diminuam as internações”, explica a gestora municipal.

Confira o funcionamento das atividades

Comércio em geral

Deve seguir observando o teto de ocupação de 30% previsto no Plano de Proteção e Operação contra Incêndios (PPCI), com funcionamento permitido nos dias 20 e 21, entre as 6h e 23h – acesso ao público até as 22h – e fechamento dos dias dias 25 a 28. A reabertura fica permitida na terça-feira (29), das 6h às 23h, mantendo o acesso ao público até as 22h.

A medida vale para o centro comercial; shoppings centers; galerias comerciais; Mercado Público; Pop Center; pet shops; salões de beleza, barbearias, podologia e clínicas de estética; academias em geral; bares, restaurantes, buffet sem autosserviço e similares.

Além das medidas previstas no decreto, os pet shops , academias e estabelecimentos comerciais de alimentação também devem seguir os protocolos de bandeira vermelha quanto ao teto de operação previsto no modelo do Distanciamento Controlado do Estado.

Nas atividades em que for possível, fica permitido o comércio eletrônico, a tele-entrega, o pegue e leve e o drive thru, de segunda a sábado, das 6h às 23h.

Restaurantes, lancherias, lanchonetes, açougues, peixarias, fruteiras e padarias podem utilizar os serviços aos domingos, vedada, em qualquer caso, a aglomeração de pessoas. O descumprimento pode gerar aplicação de multa, prevista na Lei 6.819.

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita faz ginástica laboral em dia de protesto

Publicado

on

Ontem houve ginástica laboral no saguão da prefeitura. Até a prefeita Paula participou da aula. Durou quinze minutos. A atividade faz parte do Abril Verde, “mês de conscientização de segurança e saúde no trabalho”.

No mesmo dia, um grupo de professores e funcionários de 12 escolas municipais da Zona Norte protestaram na rótula das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho. Reclamam das más condições dos prédios, da falta de professores, da suspensão de aulas, de baixos salários. O grupo pede ainda perícias de engenharia nos prédios. Outros protestos estão sendo marcados.

Segundo lideranças do ato, os problemas vêm se avolumando e por falta de investimento na rede escolar.

Continue Reading

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading