Connect with us

Pelotas e RS

COVID: CONFIRA O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO EM PELOTAS

Publicado

on

A partir desta segunda-feira a Prefeitura amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos de 66 a 64 anos, que receberão a imunização em drive-thru e também nas escolas municipais. O Município também já tem cronograma para a segunda dose de idosos de 79 a 74 anos, assim como profissionais de saúde.

Confira o cronograma para vacinação em drive-thru de 66 a 64 anos

Segunda-feira (5) – vacinação de idosos a partir dos 66 anos, com 2.200 doses disponíveis

Terça-feira (6) – vacinação de idosos a partir dos 65 anos, com 2.400 doses disponíveis

Quarta-feira (7) – vacinação de idosos a partir dos 64 anos, com 2.600 doses disponíveis

A imunização no Centro de Eventos da Fenadoce, com entrada pela Av. Pinheiro Machado, 3390, ocorre sempre das 9h às 17h.

Imunização nas escolas 

A Prefeitura prossegue, também nesta segunda,  a imunização  nas sete escolas municipais, localizadas nos bairros de Pelotas. Poderão procurar a vacina nestes locais os idosos que não conseguiram se imunizar no drive-thru, de 69 a 67 anos, assim como a nova faixa etária- de 66 a 64 anos.

O calendário nas escolas é o seguinte:

Segunda-feira (5/04) – vacinação de idosos a partir dos 69 anos, com total de  mil doses disponíveis; 

Terça-feira (6/04) – vacinação de idosos a partir dos 68 anos, com total de mil doses disponíveis; 

Quarta-feira (7/04) – vacinação de idosos a partir dos 67 anos, com total de mil doses disponíveis; 

Quinta-feira (8/04) – vacinação de idosos a partir dos 66 anos, com total de mil doses disponíveis; 

Sexta-feira (9/04) – vacinação de idosos a partir dos 65 anos, com total de mil doses disponíveis; e, segunda-feira (12/04) – vacinação de idosos a partir dos 64 anos, com total de mil doses disponíveis. A  vacinação nas escolas municipais ocorre das 10h àS 15h, sempre mediante distribuição de fichas.

Segunda dose para idosos

A SMS também divulgou o calendário para a segunda dose dos idosos que já iniciaram a imunização contra a Covid-19. A aplicação ocorrerá em drive-thru, no Centro de Eventos da Fenadoce, e nas sete  escolas municipais.

2ª dose em drive thru:

Quarta-feira (14/4) – idosos de 79 anos; 

Quinta-feira (15/4) – idoso  de  78 anos;

Sexta-feira (16/4) – idosos  de 77 anos; 

Terça-feira (20/4)  – idosos  de 76 anos;

Quinta-feira (22/4) – idosos de 75 anos;

Sexta-feira (23/4) –  idosos  de 74 anos.

2ª dose nas  escolas:

Segunda-feira (19/4) –  idosos  de 79,78, 77 anos; 

Quinta-feira (22/4) –  idosos  de 76 e 75 anos;

Sexta-feira (23/4) –  idosos  de 74 anos.

Confira a localização das escolas

EMEF Balbino Mascarenhas – rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) – 100 doses por dia

Colégio Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) – 200 doses por dia

EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) – 200 doses por dia

EMEF Ferreira Viana – rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) – 100 doses por dia

EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal) – 200 doses por dia

EMEF Francisco Caruccio – rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) – 100 doses por dia

EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2257 (Laranjal) – 100 doses por dia

Para tornar mais rápida a imunização

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários são orientadas a levar preenchidos aos locais de vacinação do formulário de dados pessoais. O documento está disponível para download no site da Prefeitura.

A SMS esclarece que essa antecipação no processo , que não é obrigatória, mas  garante agilidade ao atendimento, já que os voluntários terão apenas de preencher o questionário sobre  alergias, comorbidades e outros itens clínicos.

2ª dose para profissionais da saúde

Os profissionais de saúde que receberam a primeira dose contra a Covid-19 no dia 15 de março, completarão a imunização no dia 15 de abril. Também receberão a segunda dose da vacina os profissionais que tiveram a imunização feita a partir de agendamento.

No dia 26 de abril serão imunizados com a segunda dose os profissionais que receberam a primeira nos dias 25 e 26 de março. A vacinação dos profissionais de saúde prossegue sendo realizadas no prédio do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFsul), na praça 20, com entrada pela rua  Jornalista Candido de Melo, das 9h às 17h.

Documentos para vacinação

As pessoas que irão receber a primeira dose,  tanto nas escolas quanto no drive-thru no Centro de Eventos devem  apresentar os seguintes documentos: identidade, cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência. Já os grupos com indicação de segunda dose precisam estar munidos da carteira de vacinação.

Quem precisa apresentar atestado médico para se vacinar

Portadores de doenças reumáticas imunomediadas

Pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos

Pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.

Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

1 Comment

1 Comments

  1. Ruy Brasil Veleda

    04/04/21 at 17:23

    E o pessoal com mais de 80 que foi imunizado com a vacina de Oxford. Quando será a segunda dose?

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading