Connect with us

Pelotas e RS

Pelotas tem mutirão para realização de mamografias

No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE), serão feitos 75 exames no mês de outubro

Publicado

on

No mês de conscientização para o controle do câncer de mama e de colo do útero, o Município articula uma série de ações estratégicas, com o objetivo de divulgar informações e incentivar a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A programação para o Outubro Rosa, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prevê diferentes atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de mutirões para realização de mamografias.

Dentre as atividades previstas, está a distribuição da Caderneta da Mulher Pelotense, laços de fita rosa e panfletos informativos nas UBSs, com orientações sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, além de infecções sexualmente transmissíveis.

Materiais educativos sobre a doença também serão divulgados de forma on-line. As Unidades estarão decoradas, durante o mês, com objetivo de chamar a atenção da população, assim como a recepção do prédio da SMS, na rua Lobo da Costa, 1.764, que contará com um painel.

Estão programadas, também, rodas de conversa com médicos, enfermeiros e demais profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), a fim de qualificá-los para a realização dos exames citopatológicos (procedimento de prevenção e rastreamento do câncer de colo do útero). 

Mamografia: prevenção é tudo

Para a titular da SMS, Roberta Paganini, a prevenção contra essas doenças deve ser de maneira permanente, durante o ano inteiro. No entanto, os meses alusivos, como o Outubro Rosa, são importantes para lembrar e reforçar a ideia da prevenção. “Ações como essa são fundamentais para incentivar as mulheres à prevenção do câncer de mama e colo do útero e para que as pacientes possam dar os encaminhamentos necessários”, frisou.

Mutirão de mamografias

A Prefeitura, em parceria com hospitais da cidade, está promovendo mutirões para realização de mamografias. No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), serão feitos, por meio dessas ações, 75 exames no mês de outubro. Somados a esse número, estão contratados 700 exames pela rede pública de saúde. O Município possui uma demanda reprimida de 2.184 mamografias desde o início da pandemia.  

PUBLICIDADE

Programação nas UBSs

Ao longo do mês, cada Unidade Básica de Saúde terá sua programação específica, com diferentes ações articuladas. A diretora de Atenção Primária da SMS, Mariane Baltassare Laroque, explicou que as equipes foram estimuladas e incentivadas a realizar atividades próprias, de acordo com suas demandas e equipes. São 50 UBSs envolvidas.

Na UBS Fátima, por exemplo, os profissionais irão organizar uma sala de espera com orientações e prevenção, conforme detalhou a enfermeira Andréia Carvalho. O prédio foi decorado e cartazes informativos foram colocados. Além disso, folders serão distribuídos. A UBS Bom Jesus promove um aulão de zumba, às 14h de quarta-feira (27), no Clube dos Subtenentes e Sargentos de Pelotas, à rua Félix Xavier da Cunha, 504. 

Na quarta-feira (20), ocorre o ‘Dia D’ na UBS Getúlio Vargas. Essa ação irá oferecer às mulheres que se deslocarem até lá orientações quanto aos direitos básicos femininos, além de serviços de beleza, com cabeleireira, e comida. De acordo com a assistente social e coordenadora da Unidade, Carmem Arduim, durante todo o mês, está sendo intensificada a coleta dos exames citopatológicos e mamografias, a fim de auxiliar a suprir a demanda reprimida do Município.

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita faz ginástica laboral em dia de protesto

Publicado

on

Ontem houve ginástica laboral no saguão da prefeitura. Até a prefeita Paula participou da aula. Durou quinze minutos. A atividade faz parte do Abril Verde, “mês de conscientização de segurança e saúde no trabalho”.

No mesmo dia, um grupo de professores e funcionários de 12 escolas municipais da Zona Norte protestaram na rótula das avenidas Fernando Osório e Salgado Filho. Reclamam das más condições dos prédios, da falta de professores, da suspensão de aulas, de baixos salários. O grupo pede ainda perícias de engenharia nos prédios. Outros protestos estão sendo marcados.

Segundo lideranças do ato, os problemas vêm se avolumando e por falta de investimento na rede escolar.

Continue Reading

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading