Connect with us

Pelotas e RS

UFPel faz primeira transferência de tecnologia à empresa

Publicado

on

A UFPel fez sua primeira transferência de tecnologia.

Os resultados da pesquisa Produção Industrial de Toxinas de Clostridium spp em Escherichia Coli, para Aplicação em Vacinas Veterinárias, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade, foram transferidos para a empresa Biovet, com sede em São Paulo.

A empresa está pagando pela transferência e depois a UFPel receberá royalties sobre a comercialização dos produtos finais, vacinas a serem usadas contra doenças como botulismo e enterotoxemia.

“É um marco para a Universidade”, observou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, ao receber diretores do laboratório paulista, na tarde desta segunda-feira, na Reitoria.

“Mesmo sendo algo ainda pouco frequente nas universidades, a transferência de tecnologia para o setor empresarial, é uma tendência. Esta é uma primeira experiência que vai nos ajudar muito na elaboração da nossa Política de Inovação, que deverá ser levada para apreciação do Conselho Universitário”, disse o coordenador de Inovação Tecnológica, Vinicius Campos.

Vinicius recordou ainda que a “transferência de tecnologia” é um dos critérios de avaliação da Capes, quando da análise dos programas de pós-graduação. “E é uma alternativa de geração de recursos para a Universidade, hoje tão escassos”, considerou.

Do pagamento pela transferência, um terço dos valores vão para o pesquisador e equipe, um terço para a unidade acadêmica e um terço para a Coordenação de Inovação Tecnológica, recursos que serão usados em atividades de desenvolvimento da inovação na UFPel.

A Universidade deverá criar um portfólio de patentes para publicizar as 157 já depositadas no INPI e as quatro já concedidas.

Presentes no encontro, os diretores da Biovet, Marcelo Zuanaze, Jony Yoshida e Sandra Barioni. Eles disseram que, se tudo der certo, dentro de dois ou três anos os produtos oriundos da pesquisa deverão estar colocados no mercado.  A empresa atua no mercado há 60 anos.

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita recomenda que moradores da Vila Farroupilha, Ceval, av. Francisco Caruccio, av. Brasil e áreas baixas da Colina do Sol deixem suas casas

Publicado

on

Em live há pouco, prefeita Paula recomenda que moradores da Vila Farroupilha, Ceval, av. Francisco Caruccio, av. Brasil e áreas baixas da Colina do Sol deixem suas casas imediatamente.

Segundo ela, os alagamentos já ameaçam as residências.

As áreas acima estavam em laranja no mapa. Passaram a vermelho hoje, depois da subida do volume da água após as chuvas dos últimos dias.

Acumulados de chuva que variam entre 130 a 160 milímetros nas últimas horas  (pluviômetro do Sanep na região da Gotuzzo marca 167 milímetros até às 6h30 desta sexta, desde quarta).

Segundo Paula, “a chuva superou o previsto pelos institutos de meteorologia para Pelotas, com acumulados que variam entre 130 e 160 milímetros, por isso precisamos mudar o mapa e sinalizar novas áreas em vermelho, o que significa que as pessoas precisam levantar os móveis e sair de casa”.

Conforme Paula, citando o Corpo de Bombeiros, nessas regiões já se têm ruas alagadas. Moradias, no entanto, ainda não foram invadidas pelas águas.

A prefeita disse também que a sistema de drenagem do município trabalha a pleno desde a noite passada, por meio das casas de bomba e das bombas suplementares cedidas pela iniciativa privada. Porém, essa estrutura já está no limite, mandando água para o canal São Gonçalo – manancial que apresenta níveis históricos de alta. A última medição, das 8h, indicava 2,88 metros – a mesma da enchente histórica de 1941, que no dia 16 deste mês chegou a 3,02 metros.

A previsão é que a chuva continue até o fim da tarde desta sexta. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão nos locais considerados como áreas de risco nesta manhã.

Continue Reading

Pelotas e RS

Novo alerta de tempestade para o Sul do Brasil

Publicado

on

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou quatro alertas de tempestades e ventos fortes para a região Sul nesta sexta-feira, 24. As chuvas podem acumular 60 mm em uma hora e até 100 mm ao longo do dia, com possibilidade de queda de granizo.

Os avisos para a manhã de hoje correspondem à metade norte do Rio Grande do Sul, quase todo o Estado de Santa Catarina e parte do sudoeste do Paraná.

O Inmet também divulgou um alerta de perigo de ventos costeiros que afetam o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Existe o risco de intensificação dos ventos nas áreas litorâneas, o que pode levar à movimentação de dunas de areia sobre as construções na orla.Alertas adicionais e situação atual

Além disso, foi emitido um sinal de “perigo potencial” para chuvas e ventos intensos na metade sul do Rio Grande do Sul, com previsão de acumulado de 50 mm durante o dia, e de vendavais na região oeste do Estado.

Na quinta-feira 23, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu avisos para várias regiões devido ao risco de chuva forte e inundações. No início da madrugada, o órgão pediu a evacuação dos moradores de um bairro em Cruzeiro do Sul, no Vale de Taquari, devido à possibilidade de deslizamento de terras.Impacto das chuvas e prejuízos.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading