Connect with us

Pelotas e RS

Como funcionará o árbitro de vídeo na Copa

Publicado

on

O Árbitro de Vídeo (VAR, na sigla em inglês) estreará em Copas do Mundo nesta edição russa, que começa amanhã. A cada jogo, quatro árbitros atuarão como VAR dentro de uma sala, registra O Globo.

Em caso de dúvida, o árbitro de campo se comunica com os assistentes de vídeo através de um fone de ouvido e da sinalização com as mãos. O pedido de esclarecimento só pode ser feito para lances de gol, cartão vermelho, identificação errada de jogador punido e marcação de pênaltis.

Caberá ao VAR-1, responsável por comunicar ao árbitro de campo quando erros claros forem detectados, a checagem tanto da transmissão aberta do jogo, a mesma que os telespectadores recebem em casa, quanto das câmeras auxiliares.

Nos monitores ao seu lado, três outros membros da equipe do VAR darão suporte em situações específicas. O Assistente de Vídeo principal (A-VAR 1) assume o monitoramento do jogo toda vez que o VAR 1 estiver ocupado na revisão de algum lance. O Bandeirinha de Vídeo (A-VAR 2) fica dedicado exclusivamente a lances de impedimento.

O Back-up da equipe (A-VAR 3) monitora o trabalho dos demais e fica a postos em caso de necessidade. Todos os quatro membros ainda serão acompanhados por um assistente de operação, que dará suporte no manuseio dos vídeos. No centro, a sala do VAR tem uma plataforma com microfone.

“É ali que o árbitro de vídeo fará conexão com seu colega em campo, que poderá simplesmente acatar o conselho ou pedir para ver o lance com seus próprios olhos, num monitor posicionado à beira do gramado de cada um dos 12 estádios da Copa.”

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita recomenda que moradores da Vila Farroupilha, Ceval, av. Francisco Caruccio, av. Brasil e áreas baixas da Colina do Sol deixem suas casas

Publicado

on

Em live há pouco, prefeita Paula recomenda que moradores da Vila Farroupilha, Ceval, av. Francisco Caruccio, av. Brasil e áreas baixas da Colina do Sol deixem suas casas imediatamente.

Segundo ela, os alagamentos já ameaçam as residências.

As áreas acima estavam em laranja no mapa. Passaram a vermelho hoje, depois da subida do volume da água após as chuvas dos últimos dias.

Acumulados de chuva que variam entre 130 a 160 milímetros nas últimas horas  (pluviômetro do Sanep na região da Gotuzzo marca 167 milímetros até às 6h30 desta sexta, desde quarta).

Segundo Paula, “a chuva superou o previsto pelos institutos de meteorologia para Pelotas, com acumulados que variam entre 130 e 160 milímetros, por isso precisamos mudar o mapa e sinalizar novas áreas em vermelho, o que significa que as pessoas precisam levantar os móveis e sair de casa”.

Conforme Paula, citando o Corpo de Bombeiros, nessas regiões já se têm ruas alagadas. Moradias, no entanto, ainda não foram invadidas pelas águas.

A prefeita disse também que a sistema de drenagem do município trabalha a pleno desde a noite passada, por meio das casas de bomba e das bombas suplementares cedidas pela iniciativa privada. Porém, essa estrutura já está no limite, mandando água para o canal São Gonçalo – manancial que apresenta níveis históricos de alta. A última medição, das 8h, indicava 2,88 metros – a mesma da enchente histórica de 1941, que no dia 16 deste mês chegou a 3,02 metros.

A previsão é que a chuva continue até o fim da tarde desta sexta. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão nos locais considerados como áreas de risco nesta manhã.

Continue Reading

Pelotas e RS

Novo alerta de tempestade para o Sul do Brasil

Publicado

on

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou quatro alertas de tempestades e ventos fortes para a região Sul nesta sexta-feira, 24. As chuvas podem acumular 60 mm em uma hora e até 100 mm ao longo do dia, com possibilidade de queda de granizo.

Os avisos para a manhã de hoje correspondem à metade norte do Rio Grande do Sul, quase todo o Estado de Santa Catarina e parte do sudoeste do Paraná.

O Inmet também divulgou um alerta de perigo de ventos costeiros que afetam o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Existe o risco de intensificação dos ventos nas áreas litorâneas, o que pode levar à movimentação de dunas de areia sobre as construções na orla.Alertas adicionais e situação atual

Além disso, foi emitido um sinal de “perigo potencial” para chuvas e ventos intensos na metade sul do Rio Grande do Sul, com previsão de acumulado de 50 mm durante o dia, e de vendavais na região oeste do Estado.

Na quinta-feira 23, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu avisos para várias regiões devido ao risco de chuva forte e inundações. No início da madrugada, o órgão pediu a evacuação dos moradores de um bairro em Cruzeiro do Sul, no Vale de Taquari, devido à possibilidade de deslizamento de terras.Impacto das chuvas e prejuízos.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading