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Pensata

Cinema: Nasce uma estrela

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Estreando nos cinemas pela quarta vez, a história de Nasce uma Estrela foi contada pela primeira vez em 1937, estrelada por Janet Gaynor. Em 1954, foi a vez de Judy Garland no papel da protagonista e Barbra Streisand e Kris Kristofferson formaram a dupla principal da versão de 1977. Agora, Lady Gaga e Bradley Cooper emocionam o público com a romântica e poderosa história de amor.

Na trama, Jackson Maine (Bradley Cooper) é um experiente músico que descobre Ally (Lady Gaga), uma cantora que ganha a vida trabalhando em um restaurante. Encantado por Ally e seu talento, Jackson a ajuda a ascender ao estrelato, ao mesmo tempo em que vive uma crise pessoal e profissional devido aos problemas com o álcool.

Além de protagonista, Bradley Cooper estreia na direção do filme. Mesmo com uma história simples, a direção entrega um trabalho competente, e, acompanhado do diretor de fotografia Matthew Libatique (indicado ao Oscar por Cisne Negro), a dupla utiliza as cores como elemento fundamental na composição de momentos da vida dos personagens. Destacando a luz e as tonalidades, em especial o vermelho, conhecemos Ally inicialmente em um cenário frio, porém, quando Jack a conhece, ela está em um bar repleto de cores e cantando a linda “La Vie en Rose”.

O roteiro, escrito por Bradley Cooper, Eric Roth e Will Fetters, consegue criar instantaneamente uma empatia enorme pelos personagens, que só cresce com o decorrer da trama. Entretanto, a ascensão de Ally é mais interessante que seu sucesso. Há um grande esforço para distanciar Lady Gaga de Ally, mas quando a narrativa a transforma em uma diva pop é impossível não fazer a conexão do real com o ficcional. Se na primeira metade do longa a estrela de Ally brilha, na metade final suas escolhas são questionáveis.

Perfeita na pele da protagonista, Lady Gaga prova, definitivamente, que é uma ótima atriz e tem tudo para ser, no mínimo, indicada ao Oscar. Aliando inocência e carisma, sua presença em cena é cativante e, nas performances musicais é brilhante como esperado. A química com Bradley Cooper é intensa e perfeita, e o ator mostra que sabe cantar, e muito bem. Com um sotaque carregado, Cooper está excelente também ao lado do extraordinário Sam Elliott, que vive o irmão mais velho de Jack, em um relacionamento frágil e doloroso. O elenco coadjuvante ainda conta com as presenças de Andrew Dice Clay e Dave Chappelle.

O grande atrativo do filme são as músicas cantadas pelos protagonistas. Misturando rock, country e até pop, a trilha sonora apresenta canções fortes e marcantes, em performances memoráveis de Lady Gaga e Bradley Cooper. Destaco “Black Eyes” e “Always Remember Us This Way”, além da belíssima (e já favorita ao Oscar) “Shallow” e a arrebatadora balada “I’ll Never Love Again”.

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Nasce uma Estrela é um filme arrebatador seja pelo belo e emocionante romance e por suas canções inesquecíveis. Um espetáculo imperdível!

Déborah Schmidt é servidora pública formada em Administração/UFPel, amante da sétima arte e da boa música.

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Cultura & diversão

Em Ataque dos Cães: o segredo de um cawboy homofófico. Por Déborah Schmidt

Benedict Cumberbatch tem um personagem fascinante em suas mãos

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Ambientado em 1925, Phil (Benedict Cumberbatch) e George Burbank (Jesse Plemons) são dois irmãos ricos e proprietários da maior fazenda de Montana. A relação entre os dois começa a ficar estremecida quando George se casa secretamente com Rose (Kirsten Dunst), uma viúva que mora com o seu filho Peter (Kodi Smit-McPhee).  

Lançamento da Netflix, o filme é baseado no livro de Thomas Savage e é dirigido pela respeitada diretora e roteirista Jane Campion, doze anos após o seu último lançamento, o belíssimo Brilho de uma Paixão. Aqui, ela usa toda a sua experiência para criar um faroeste que explora poder, inveja, solidão e desejos reprimidos.

A cineasta mostra sua maestria ao trabalhar com sutileza as simbologias por trás de seus complexos personagens, mostradas através de gestos, olhares e, principalmente, do silêncio.

Desde seu início, o longa mostra as inúmeras diferenças entre os irmãos. Phil é arrogante, frio e prepotente, e que mesmo com uma formação superior optou por uma vida no campo.

George é quieto, gentil, educado e sem muito interesse pela vida de cowboy. Aliás, o comportamento calmo de George só ajuda a potencializar as reações violentas de Phil.

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Enquanto isso, o jovem Peter estuda medicina e costuma fazer flores de papel para colocar na lápide de seu pai, mas sua sensibilidade acaba acarretando em piadas homofóbicas e desrespeitosas de Phil.  

Um dos melhores atores da atualidade, Benedict Cumberbatch tem um personagem fascinante em suas mãos. Com uma atuação agressiva que progressivamente desmascara suas aparências, o britânico entrega a melhor atuação de sua carreira e que deve lhe render sua segunda indicação ao Oscar.

Kirsten Dunst também se destaca como uma mulher constantemente ameaçada pela presença de seu cunhado. Assim como Kodi Smit-McPhee, que vive um personagem introspectivo e que evita o confronto com Phil. Quanto a Jesse Plemons, seu personagem perde espaço nos momentos finais, o que não prejudica mais um excelente trabalho do ator.  

Contemplativa ao mostrar grandes planos abertos que destacam as montanhas e os vales, a espetacular fotografia de Ari Wegner compõe lindas paisagens que ajudam a construir o clima de faroeste acompanhado da trilha sonora minimalista de Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, e parceiro de Paul Thomas Anderson em filmes como Sangue Negro e Trama Fantasma.

Em sua sombria reviravolta final, vemos que o título do filme foi tirado de um salmo da Bíblia que diz: “Livra minha alma da espada, minha vida do poder do cão”. Afinal, quem seria o cão? Cabe a cada um tirar sua própria conclusão.  

Um dos melhores filmes do ano, Ataque dos Cães é o retorno poderoso de Jane Campion, embalado por uma performance fantástica de Benedict Cumberbatch. Um filme que discute as relações de poder e a repressão do desejo e, mesmo em um ritmo lento, debate uma visão de masculinidade tóxica e problemática enraizada na sociedade.  

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Brasil & Mundo

Papa Francisco alerta para “retrocesso da democracia”

Para o papa, esse ceticismo em relação à democracia “é provocado pela distância das instituições, pelo temor à perda de identidade e pela burocracia”

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O papa Francisco considerou hoje (4) que há “um retrocesso da democracia” na Europa e no resto do mundo, sobretudo por causa do populismo e da “distância das instituições”.

Francisco falou perante a presidente e o primeiro-ministro da Grécia, Katerina Sakelaropul e Kyriakos Mitsotakis, ao chegar ao país onde nasceu a democracia, como afirmou o papa em seu pronunciamento.

“Não se pode deixar de constatar com preocupação como hoje, não apenas no continente europeu, se registra um retrocesso na democracia”, disse o papa, citado pela agência EFE.

Francisco considerou que “o autoritarismo é expedito [diligente], e as promessas fáceis propostas pelo populismo mostram-se atraentes”.

“Em diversas sociedades, preocupadas com a segurança e anestesiadas pelo consumismo, o cansaço e o mal-estar levam a uma espécie de ceticismo democrático”, afirmou o líder da Igreja Católica e chefe de Estado do Vaticano, que iniciou hoje visita à Grécia depois de ter estado no Chipre.

Para o papa, esse ceticismo em relação à democracia “é provocado pela distância das instituições, pelo temor à perda de identidade e pela burocracia”, e o remédio é “a boa política”.

Francisco apelou para que se passe “do partidarismo à participação, do mero compromisso para apoiar uma fação a um envolvimento ativo na promoção de todos”.

Diante de desafios “como a defesa do clima, a pandemia, o mercado comum e as pobrezas generalizadas”, ele insistiu na necessidade de defender o multilateralismo das “excessivas pretensões nacionalistas” e para que as “exigências comuns” se sobreponham “aos interesses privados”.

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O papa disse esperar que a resposta “às seduções do autoritarismo” seja “a democracia”, que “à indiferença individualista se oponha o cuidado com o outro”, para que haja “um humanismo renovado”.

“Que é aquilo de que precisam os nossos tempos e a nossa Europa”, acrescentou.

Diante das autoridades gregas, ele lembrou os incêndios que atingiram a Grécia nos últimos anos. Insistiu que “os compromissos assumidos na luta contra as alterações climáticas sejam cada vez mais partilhados e não uma fachada, que sejam encarados com seriedade, que às palavras se sigam atos, para que os filhos não paguem mais uma vez a hipocrisia dos pais”.

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Pelotas & RS

O sonho acabou de novo

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Agora que Eduardo Leite não será mais candidato, a cobertura de política regional, que já andava chata há muito tempo, perdeu toda a graça.

Achavam que seria a redenção da região Sul ter, quem sabe, um presidente da República natural de Pelotas. O sonho acabou de novo.

O Porto de Rio Grande foi o sonho de redenção anterior…

#MAS-TEVE-UM-PORÉM

Dilma andou lendo keines e resolveu seguir a cartilha: investir dinheiro público para injetar vigor na economia. Inventou de construir plataformas petrolíferas no Brasil, mesmo sabendo que era mais barato encomendá-las do exterior. Abriu os cofres do BNDES para robustecer a indústria nacional, empregar brasileiros em obras públicas. Sabemos como acabou. A primeira plataforma feita em Rio Grande, rebocada até a costa do Rio de Janeiro, afundou. Bilhões desceram até o fundo do mar sem que conseguissem extrair um mísero litro de petróleo. O aço que sobrou em Rio Grande, à espera de novos moldes e encaixes, enferrujou e terminou vendido como sucata para a Gerdau. Adeus, polo naval. Adeus, empregos. Adeus, Zona Sul. Pouco depois, adeus Dilma!

Ninguém pode fazer nada por nós, a não ser nós mesmos.

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