Connect with us

Opinião

Como vencer o medo da mudança

Publicado

on

Ana Slaviero, especialista em transição de carreiras, palestrante e coach

O medo é natural e necessário. Medo faz parte de nós, do nosso instinto de preservação. Muitas vezes temos medo porque não vemos com clareza, pois o medo é um estado de alerta. Quando passamos a ver com clareza nos libertamos do medo.

Enfrentamos o medo com o contraponto da coragem. Entretanto, a coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de enfrentá-lo.

Toda a mudança produz, inicialmente, um momentâneo desequilíbrio e desconforto. É neste momento que pode surgir o medo. Exemplos clássicos são as mudanças de cidade, de escola, ou de emprego…Ou mudanças ainda mais radicais como casamento, separação, ou um procedimento cirúrgico….

Quem já não teve momentos de medo? Gosto de citar o meu próprio exemplo em que já enfrentei momentos de medo. Quando, em 2006, eu deixei o abrigo, proteção, conhecimento e segurança de 25 anos em uma instituição religiosa para arriscar uma nova vida, senti medo.

Ao recomeçar a minha vida fora da instituição religiosa, com poucos recursos financeiros e materiais, precisei recomeçar a minha história. História que conto no eu livro “De Freira a Coach”, onde mostro a certeza de que cada dia é uma nova possibilidade de transformação e superação do medo.

Publicidade

Existem coisas que você pode fazer para superar o medo da mudança. Vou passar a seguir três dicas para que você possa superar o medo de uma mudança, seja pessoal ou profissional.

Uma das primeiras coisas é a batalha com a sua mente. O pensamento inicial é de que a mudança possa não dar certo. Sempre que surgir esta sensação, você precisa estar atento para mudar este padrão de pensamento. Substitua-o por um pensamento positivo e afirme com clareza a si mesmo de que vai dar certo. Este exercício deve ser constante.

Toda mudança precisa de um planejamento. Eu, particularmente precisei fazer uma mudança abrupta, pela necessidade de uma decisão urgente. Entretanto é sempre aconselhável o prévio planejamento de uma mudança. Por vezes é importante planejar a mudança com a sua família, planejar a parte financeira, quais os passos que você precisa dar, criar uma rota de ação.

Estabelecer data e horário para iniciar a mudança. Para sair da zona de conforto, para entrar em ação e ter a clareza de qual o primeiro passo que você vai dar, escreva as coisas que você precisa executar, estabelecendo com clareza a data e mesmo horário em que será executado.

Mudança dá trabalho e precisamos nos preparar, pois são as mudanças que nos proporcionam a evolução. Imagine se eu não tivesse tomado a decisão de mudar. Provavelmente não estaria hoje aqui falando com você. Encare a mudança de forma positiva, seja protagonista nos processos de mudança. Desapegue-se do passado e viva seu presente, pois quem vai mudar a sua vida é você.

Se tudo que eu estou te falando está fazendo sentido até aqui, é sinal que você está começando a entender os princípios da transformação que você quer para sua vida e para sua carreira.

Publicidade
Publicidade
1 Comment

1 Comment

  1. kafka

    20/06/18 at 11:38

    Pela foto achei a Ana simpática e confiável. Vai em frente que o mundo é dos lutadores. Só não te mistura com políticos profissionais…

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Brasil e mundo

PoderData mostra que Lula pode vencer no 1º turno. E ele bate qualquer adversário no 2º turno

Publicado

on

 A empresa de pesquisas PoderData divulgou na noite desta 5ª feira a primeira pesquisa pré-eleitoral de 2022. Lula, o ex-presidente do PT que tentará o 3º mandato, tem 42% das intenções de voto no 1º turno.

Em segundo lugar vem Jair Bolsonaro (PL), com 28%.

Sérgio Moro (Podemos) tem 8%.

Ciro Gomes (PDT) tem 3%.

João Doria (PSDB) tem 2% – mesmo percentual obtido por André Janones (Avante).

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet (MDB) obtiveram 1% cada um.

Publicidade

A soma de todos os adversários é 45%. Dessa forma, na margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, é possível, segundo a área técnica do PoderData, um cenário de vitória de Lula em 1º turno.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02137/2022 e foi realizada em parceria pelo site Poder360 e pelo Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados por entrevistas telefônicas entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2022. Foram contabilizadas 3.000 entrevistas em 511 municípios de todos as unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

“É a 2ª vez a pesquisa PoderData registra um empate técnico entre Lula e a soma de todos os outros nomes testados. A 1ª foi em julho de 2021, quando o petista tinha 43% contra 44% de uma lista menor de adversários”, registrou o Poder360 no texto de divulgação do levantamento.

Segundo o levantamento, Lula vence com larga margem no Nordeste, Sudeste e Sul e também entre mulheres e em todas as faixas de renda e de escolaridade. Bolsonaro só vence no Norte (46% x 37% de do ex-presidente). No Centro Oeste os dois principais candidatos estão empatados ( 36% x 35%). Bolsonaro vence entre eleitores homens – 41% a 35%.

Em ensaios de 2º turno, no levantamento do PoderData, Lula vence todos os candidatos por margem mínima de 22 pontos percentuais (Lula, 54% x 32% Bolsonaro) e máxima de 32 pontos – Lula, 48% e Doria 16%.

Publicidade
Continue Reading

Brasil e mundo

BBB, a pobreza amada

Publicado

on

Não sabia quem era Naiara Azevedo. Soube por alto, hoje, que é do BBB e já foi “cancelada por ser bolsonarista”, parece.

Digo que não a conheço não porque a menospreze. Realmente não sabia quem era; a rigor, continuo não sabendo. Devo estar fora de moda, apenas isso.

Até mesmo o termo “cancelar”, no sentido que vem sendo empregado (para gente), é recente para mim. Conhecia o termo “gelar”, que me parece, aliás, mais estimulante: figurativamente, significa embarcar uma pessoa em um trem e despachá-la para a Sibéria.

Respeito quem gosta do BBB. Pelo que divulgam, é muita gente, de todas as classes e níveis educacionais. Se há mercado, há de ter valor comercial e razão de ser.

Aparentemente os espectadores se veem na posição de cientistas. Podendo verificar as alterações do comportamento humano sob confinamento, como fazem, em gaiolas, com animais de laboratório.

Vi o primeiro programa mais ou menos. Talvez um pouco do segundo. Não me fisgou.

Publicidade

Realmente não me toca, não me acrescenta nem me diverte.

Continue Reading

Brasil e mundo

“Você não pode acabar assim”

Publicado

on

O ator Lima Duarte gravou um vídeo para o Instagram com um recado à colega Regina Duarte. Ele critica o fato de ela se ter revelado “Bolsonarista”. Na verdade, lamenta.

“Trabalhamos 10 anos juntos. Não pode acabar assim, Regina. Capricha! Capricha pra não acabar assim”.

Continue Reading



Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em alta