Connect with us

Opinião

“Mais um dia histórico numa UFPel diferente”. Por Pedro Hallal

Publicado

on

Pedro Hallal, reitor da UFPel (do face do autor)

Dezesseis de agosto de 2018. Uma data para ficar marcada na história da UFPel. No mesmo dia, dois fatos que mudam a realidade da Universidade.

(1) A partir de hoje, os estudantes da UFPel contam com transporte gratuito, com frota própria, para o Campus Capão do Leão. Tomei a liberdade de “roubartilhar” a foto do Rafael, um dos milhares de estudantes que utilizará cotidianamente esses ônibus, que representam uma conquista idealizada pelos próprios estudantes e colocada em prática apesar das desconfianças dos tais caranguejos invejosos, brilhantemente descritos em comentário recente do jornalista Pablo Rodrigues.

(2) O Conselho Universitário, em mais uma decisão revolucionária, acatou por unanimidade a proposta da gestão da UFPel de ampliar o percentual de vagas do PAVE destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública de ensino. De forma gradual, respeitando os três anos do processo, o percentual que até hoje era de 50%, será aumentado para 90%, de modo a espelhar o percentual de matrículas nas redes públicas e privadas da região e do país.

Ficam aqui os meus sinceros agradecimentos a todos que nos ajudaram a tornar esses sonhos realidade.

Semana que vem, em nova reunião do Conselho Universitário, submeteremos à aprovação a criação de um Conselho de Planejamento na UFPel, com representação paritária das três categorias (estudantes, servidores docentes e servidores técnicos-administrativos), além da comunidade em geral.

Publicidade

Uma UFPel diferente se constrói diariamente! Parabéns UFPel!

Publicidade
2 Comments

2 Comments

  1. Ana beatriz gama lima Gama lima

    18/08/18 at 12:19

    Essa conquista e nota dez pois muitas vezes os estudantes não tem ainda o cartão do Passé livre e no a tem dinheiro para pagar a passagem do ônibus do Capão do leão e não quer perder as disciplinas essa notícia e ótima parabéns para os alunos e para o ldealizador dela

  2. Joao Paulo da Fonseca

    17/08/18 at 19:05

    Transporte “gratuito”???? Minha nossa, um serviço pelo qual ninguém paga. Que maravilha.

Obrigado por participar. Comentários podem ser rejeitados ou ter a redação moderada. Escreva com civilidade, por favor.

Brasil e mundo

PoderData mostra que Lula pode vencer no 1º turno. E ele bate qualquer adversário no 2º turno

Publicado

on

 A empresa de pesquisas PoderData divulgou na noite desta 5ª feira a primeira pesquisa pré-eleitoral de 2022. Lula, o ex-presidente do PT que tentará o 3º mandato, tem 42% das intenções de voto no 1º turno.

Em segundo lugar vem Jair Bolsonaro (PL), com 28%.

Sérgio Moro (Podemos) tem 8%.

Ciro Gomes (PDT) tem 3%.

João Doria (PSDB) tem 2% – mesmo percentual obtido por André Janones (Avante).

Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet (MDB) obtiveram 1% cada um.

Publicidade

A soma de todos os adversários é 45%. Dessa forma, na margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, é possível, segundo a área técnica do PoderData, um cenário de vitória de Lula em 1º turno.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02137/2022 e foi realizada em parceria pelo site Poder360 e pelo Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados por entrevistas telefônicas entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2022. Foram contabilizadas 3.000 entrevistas em 511 municípios de todos as unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

“É a 2ª vez a pesquisa PoderData registra um empate técnico entre Lula e a soma de todos os outros nomes testados. A 1ª foi em julho de 2021, quando o petista tinha 43% contra 44% de uma lista menor de adversários”, registrou o Poder360 no texto de divulgação do levantamento.

Segundo o levantamento, Lula vence com larga margem no Nordeste, Sudeste e Sul e também entre mulheres e em todas as faixas de renda e de escolaridade. Bolsonaro só vence no Norte (46% x 37% de do ex-presidente). No Centro Oeste os dois principais candidatos estão empatados ( 36% x 35%). Bolsonaro vence entre eleitores homens – 41% a 35%.

Em ensaios de 2º turno, no levantamento do PoderData, Lula vence todos os candidatos por margem mínima de 22 pontos percentuais (Lula, 54% x 32% Bolsonaro) e máxima de 32 pontos – Lula, 48% e Doria 16%.

Publicidade
Continue Reading

Brasil e mundo

BBB, a pobreza amada

Publicado

on

Não sabia quem era Naiara Azevedo. Soube por alto, hoje, que é do BBB e já foi “cancelada por ser bolsonarista”, parece.

Digo que não a conheço não porque a menospreze. Realmente não sabia quem era; a rigor, continuo não sabendo. Devo estar fora de moda, apenas isso.

Até mesmo o termo “cancelar”, no sentido que vem sendo empregado (para gente), é recente para mim. Conhecia o termo “gelar”, que me parece, aliás, mais estimulante: figurativamente, significa embarcar uma pessoa em um trem e despachá-la para a Sibéria.

Respeito quem gosta do BBB. Pelo que divulgam, é muita gente, de todas as classes e níveis educacionais. Se há mercado, há de ter valor comercial e razão de ser.

Aparentemente os espectadores se veem na posição de cientistas. Podendo verificar as alterações do comportamento humano sob confinamento, como fazem, em gaiolas, com animais de laboratório.

Vi o primeiro programa mais ou menos. Talvez um pouco do segundo. Não me fisgou.

Publicidade

Realmente não me toca, não me acrescenta nem me diverte.

Continue Reading

Brasil e mundo

“Você não pode acabar assim”

Publicado

on

O ator Lima Duarte gravou um vídeo para o Instagram com um recado à colega Regina Duarte. Ele critica o fato de ela se ter revelado “Bolsonarista”. Na verdade, lamenta.

“Trabalhamos 10 anos juntos. Não pode acabar assim, Regina. Capricha! Capricha pra não acabar assim”.

Continue Reading



Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em alta