Connect with us

Pelotas e RS

Escola Mario Quintana completa 25 anos

Publicado

on

A Escola Mario Quintana, orgulho pelotense, comemora 25 anos de existência com um jantar no próximo dia 5 de outubro, no Dunas Clube.

Desde 1995, quando começou suas atividades em um prédio modesto na Avenida Bento Gonçalves 3395, por iniciativa do professor Carlos Valério a escola só fez crescer, de modo exuberante, inaugurando um novo marco na história da educação, elevando-a a um patamar superior pavimentado com trabalho, dedicação, investimentos e aperfeiçoamento constante, em sintonia com as modernas tecnologias e formas de educar.

Com o crescente interesse por matrículas, há muitos anos a escola mudou do endereço antigo para o atual, na rua Bruno Chaves, 330, nas Três vendas, onde suas novas e confortáveis instalações oferecem espaço suficiente para atender bem seus atuais mais de 1000 alunos.

Como todo mundo sabe, e não esquece, até aqui a Mario Quintana foi 13 vezes campeã do Enem, feito que fala por si.

Há um ano, outra conquista foi obtida, a de fazer da MQ a primeira escola bilíngue da cidade.

Boas notícias nunca faltaram na trajetória iniciada por Carlos Valério e sua equipe lá nos anos 90.

Abaixo, uma síntese da história da escola:

A Escola de Ensino Médio MARIO QUINTANA foi sonhada e criada por seu fundador: Prof. Esp. Carlos dos Santos Valério.

Instalou-se em Pelotas em 1994, quando no final deste ano obteve do Conselho Estadual de Educação, autorização para funcionar.

Abriu suas portas em fevereiro de 1995, na Avenida Bento Gonçalves, nº 3395, com a proposta de um Ensino Médio mais qualificado, com aulas em dois turnos, e uma equipe de profissionais capacitada para preparar o aluno para o ingresso às universidades brasileiras e ao mercado de trabalho. A proposta inovadora de ensino diferenciado fez com que a procura de vagas fosse intensa e os alunos multiplicados a cada ano.

No ano de 2000, a Escola Mario Quintana iniciou o seu projeto de implantação do Ensino Fundamental com a 8ª série. Em 2002, implantou a Educação Infantil, já na sede atual, à rua Dr. Bruno Chaves, 300. 

A Escola Mario Quintana tem como foco “estar sempre à frente” em suas ações e, assim, obtém, ano a ano, resultados que comprovam a competência e eficiência do seu projeto pedagógico, atende alunos da Educação Infantil ao terceiro ano do Ensino Médio, com um corpo docente especializado e um quadro de funcionários totalmente engajado no projeto institucional.

Hoje, a instituição possui uma excelente estrutura funcional, fazendo com que os alunos se sintam seguros e preparados para enfrentar os futuros desafios, mantendo-se fiel a sua proposta pedagógica contemporânea.

Visite o site da Escola – AQUI.

Rubens Amador. Jornalista. Editor do Amigos de Pelotas. Ex funcionário do Senado Federal, MEC e Correio Braziliense. Pai do Vitor. Fã de livros, de cinema. E de Liberdade.

Clique para comentar

Brasil e mundo

UFPel entregou título de Dr. Honoris Causa a Mujica

Publicado

on

Discretamente, na sexta passada, a direção da UFPel viajou ao Uruguai para entregar a Pepe Mujica o título de Doutor Honoris Causa. A notícia foi divulgada ontem, terça, no site da Universidade.

Algumas frases dos dirigentes universitários presentes à homenagem, em tom juvenil:

“Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”.

“Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

“A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”.

***

Cmt meu: Mujica é de fato um homem incomum. Coerente. Vive modestamente, de acordo com suas ideias. Há nele uma ausência de vaidades materiais que chega a ser comovente. Se morasse em Pelotas, e fosse professor de Universidade, jamais o veríamos, por exemplo, no Dunas Clube, à beira da piscina, tomando cerveja depois de disputar uma partida de tênis – em greve por salário ainda mais alto do que os que já receberia (R$ 20 mil, digamos), pensando em justiça social num país de esmagadora maioria pobre, com ganhos mensais médios de R$ 3 mil.

***

Na cerimônia, Mujica disse: “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los dias me deconcertan”.

Continue Reading

Pelotas e RS

Assis Brasil sofre com falta de professores e aulas suspensas

Publicado

on

A gente finge não ver, porque choca. Vai tocando a vida. Este o colégio estadual Assis Brasil. A aparência atual fala por si. Descuidado, “sem vida”.

Pais têm agora reclamado que estão faltando professores e que, por isso, muitas aulas são suspensas. O problema de arrasta desde o começo do ano.

Com professores afastados por atestado médico, a escola não tem professores substitutos.

Escolas municipais também têm sofrido com a falta de estrutura. Já nos releases oficiais do governo do estado e da prefeitura, essas notícias não são divulgadas.

Não é preciso imaginar os indicadores de desempenho escolar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading