‘Padrão construtivo do Haragano é comum nos EUA e Canadá’

Um empreiteiro que ouvi há pouco, e pediu para não ser identificado, diz que o sistema Wood frame e mesmo o Still frame são tecnologias boas. Segundo ele, nos Estados Unidos e no Canadá, a maioria dos imóveis é feita com essas tecnologias.

Seis famílias perderam suas casas no Residencial Haragano, feito de Wood frame, num incêndio na noite de terça passada (link no pé). 

“É preciso cuidar para não criminalizar tecnologias diferentes. Falar que Wood frame pega fogo é mobilizar a população para uma causa errada; inclusive, essa tecnologia é mais sustentável, porque a madeira é renovável enquanto ferro e concreto têm um impacto muito maior”.

“É preciso investigar, porém, o que aconteceu especificamente no caso do lamentável incidente no Haragano”.

https://amigosdepelotas.com.br/2019/12/12/video-do-incendio-no-fragil-condominio-haragano/

1 thought on “‘Padrão construtivo do Haragano é comum nos EUA e Canadá’

  1. Pois essa tal de “tecnologia diferente” foi a responsável em 1871 pelo grande incêndio de Chicago, que matou em torno de 300 pessoas. O “baloon frame” foi inventado por George Washington Snow (1797 – 1870), um engenheiro civil. A primeira obra no sistema foi a igreja St. Mary’s em Chicago, construída em 1833, em seguida quase todas as casas de Chicago eram construídas dessa forma. Realmente hoje com a variedade de materiais incombustíveis e mais “sustentáveis” (o pessoal adora essa palavra) não justifica o uso de tecnologia de dois séculos atrás. Claro que precisamos investigar o que causou o fogo, que teve na madeira seu grande alimento, geralmente mau uso das instalações elétricas e de gás.

Obrigado por participar. Comentários podem ter a redação moderada.