Connect with us

Brasil e mundo

Conflito entre David e Golias. Por Neiff Satte Alam

Publicado

on

Uma guerra silenciosa entre dois seres que disputam neste momento a hegemonia no Planeta; um conflito onde um ser é invisível aos olhos do outro e é tão simples estruturalmente, quimicamente e geneticamente, que não passa, não mal comparando, a um pendrive (o vírus) em relação a um computador de última geração (o homem). Um verdadeiro conflito entre David e Golias, onde o David atual tem mais vantagens em relação ao Golias!

O vírus, qualquer um, constitui-se em uma informação encapsulada em uma camada lipoprotéica, sendo, esta informação, codificada em uma fita de nucleotídeos (DNA ou RNA), que só pode ser decodificada em uma célula hospedeira, portanto em outro ser vivo. Há necessidade de compatibilidade entre parasita e hospedeiro, portanto só haverá efeito patogênico se o material genético do Vírus encontrar condições ideais de sua reprodução utilizando a matéria prima da célula hospedeira, que é o caso do Corona vírus, que está desencadeando esta pandemia atualmente.

Controlar a expansão deste vírus se constitui em um conjunto de medidas associadas a relações de suscetibilidade/resistência do hospedeiro, pois, em razão de exaptações possíveis, devem existir pessoas com natural resistência a este vírus, outras medidas se constituem em busca de soro antiviral específico e vacina, que levam algum tempo até serem conseguidos, mas tem que haver esforço gigante e com contribuição de todos os laboratórios de pesquisa do mundo; prevenção através de todo este conjunto de ações, já devidamente disponibilizadas nos meios de comunicação.

Por outro lado, é fundamental que se reconheça um processo natural de luta entre espécies na busca de domínio e/ou sobrevivência de uma sobre a outra. A inteligência humana já mostrou capacidade de vencer inúmeros conflitos desta natureza, mas sempre com muitas baixas. Hoje temos tecnologia suficiente para vencer mais esta luta, desde que a humanização mostre sua face superior a simples hominização e que todos os homens do planeta Terra sejam colocadas no mesmo grau de importância e, principalmente que não tenhamos uma demonstração de uma ciência voltada a poucos, em detrimento de uma maioria que historicamente vem se submetendo a uma “ciência sem rosto”, que privilegia uns poucos, pois esta pandemia não escolhe raça, status social ou país.

Estamos frente, portanto, a uma necessária união planetária contra um inimigo comum, que não tem fronteiras geográficas de qualquer natureza que possa impedir o avanço do inimigo; contra o qual não temos nem uma arma em nossos arsenais militares para Contê-lo; que não respeita regras, leis ou quaisquer outras determinações humanas.

A única lei em questão é a que está contida nos princípios da Evolução neodarwiniana, isto é, seremos capazes de vencer esta luta pela sobrevivência da espécie humana, mais uma vez posta em perigo?

Só a consciência planetária do Homem e um esforço além de nossa imaginação, com muita inspiração e transpiração, poderá responder a esta pergunta!

© Neiff Satte Alam é professor Universitário Aposentado – UFPEL Biólogo e Especialista em Informática na Educação

Facebook do autor

Clique para comentar

Brasil e mundo

Concurso Unificado será em 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

Publicado

on

O Concurso Nacional Unificado (CNU) já tem nova data de aplicação das provas: 18 de agosto. O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na manhã desta quinta-feira (23).

A prova tem mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos que vão disputar 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Salários iniciais podem chegar a R$ 22,9 mil. O cronograma completo será divulgado pelo governo federal, em breve.

Em comunicado, o Ministério da Gestão garante que os mais de 18,7 mil malotes de provas foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro. Os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e não foi identificada qualquer violação ao material.

Inicialmente, as provas ocorreriam em 5 de maio. No entanto, dois dias antes do evento, em 3 de maio, o governo federal adiou o concurso, por causa das fortes chuvas que atingiram quase 95% (468, dos 497) dos municípios gaúchos. Desde o fim de abril, a tragédia já provocou 163 mortes, além de alagamentos e prejuízos ainda não calculados.

Com a remarcação das provas, o Ministério precisará confirmar a disponibilidade de cada um dos locais de aplicação do certame nacional novamente. A prioridade do MGI será manter os endereços definidos anteriormente. Especificamente sobre os municípios do Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos fará tratativas para garantir o acesso de todos os inscritos no estado.  

Em 7 de agosto, o candidato poderá acessar novamente o cartão de confirmação de inscrição do concurso para checar se o local da prova foi mantido ou alterado. O documento com detalhes da inscrição estará disponível na Área do Candidato, no mesmo site em que o cidadão fez a inscrição.

Para acessar, é preciso fazer login e senha do portal do governo federal, o Gov.br. As provas serão aplicadas nas 27 unidades da federação pela Fundação Cesgranrio.

Continue Reading

Brasil e mundo

Fachin quer explicações de Leite por mudanças no Código Ambiental

Publicado

on

O ministro Edson Fachin, do Supremo, deu prazo de dez dias para que Eduardo Leite preste esclarecimentos sobre as alterações no Código do Meio Ambiente do Estado, implementadas em abril deste ano.

A demanda foi feita após uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, de número 7.650, proposta pelo Partido Verde (PV), que contesta as modificações.

O novos trechos do Código do Meio Ambiente permitem a construção de barragens e açudes em Áreas de Preservação Permanente no RS, contanto que não existam outras opções para a reserva de água.

O PV considera essas mudanças na legislação um “retrocesso na proteção ambiental estadual, em desacordo com a Constituição Federal …, “uma “violação do direito à vida, à saúde e a um meio ambiente equilibrado”. E destaca que o STF já invalidou leis estaduais que reduziam a proteção de áreas de preservação permanentes.Fachin também solicitou esclarecimentos à Assembleia Legislativa do RS.

Além do governador, a Assembleia Legislativa do RS foi requisitada igualmente a fornecer detalhes sobre a legislação. Tanto Eduardo Leite quanto a Assembleia têm o mesmo prazo de dez dias para entregar as informações requeridas.

Depois, tanto o advogado-geral da União quanto o procurador-geral da República serão convocados a opinar sobre o assunto.

Ao solicitar informações tanto do governador quanto da ALRS, Fachin optou por encaminhar o julgamento da ação diretamente ao plenário e dispensou uma análise preliminar do pedido de liminar.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading