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Cultura e entretenimento

A moda da máscara no queixo

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Não entendo nada de moda. Até certa idade usei a roupa que minha mãe comprava e a usava até até minha mãe não aguentar mais me ver usando aquilo e jogar fora.

Depois que minha mãe parou de comprar e de jogar fora minhas roupas, minha grife preferida sempre foi a Promoção (às vezes, pra ostentar, compro na Sale) e uso até acabar. Depois que acabam, uso para dormir (se forem camisetas) ou para ficar em casa, ir para o sítio. Está pra ser inventada roupa mais gostosa que aquela que já deu o que tinha que dar.

Como o Drummond, faz tempo que deixei de ser moderno para tentar ser eterno. Ou, pelo menos, atemporal. Por isso, tirando umas calças de nesga nos anos 70, não tenho muito do que me envergonhar do meu figurino nas fotografias.

Ok, tive uma camisa de anarruga. Se você não sabe o que é anarruga, sorte sua. Se sabe, não é preciso dizer o que uma camisa de anarruga representa no currículo de uma pessoa.

Tive também sapato cavalo de aço, bicolor. E camisa estampada, com colarinho em bico vindo até quase o bico do peito. Tive macacão Staroup. Tive calça Fiorucci paraguaia, com aquele corte perfeito – a gente só sabe que lado é pra frente porque tem um fecheclér e o de trás porque tem o bolso, mas não faz a menor diferença.

Mas tirando isso e um jaquetão de 3 botões com ombreira que usei muito nos anos 90, em Curitiba, não há nada que deslustre minha biografia.

Sim, claro, teve a fase da pochete e da meia branca com sapato preto, também em Curitiba, também nos anos 90 (tive o azar de morar em Curitiba em plenos anos 90, quando além do jaquetão de ombreira e das meias coloridas – daquelas de causar inveja ao Justin Trudeau – eu ainda por cima usava gel).

Mas descontando isso e o cinto de lona com fivela militar e a ponta caída para a frente, não há nada do que me penitenciar. A não ser, talvez, a gravata com estampa do coelhinho Pernalonga – que não uso há décadas, mas deve estar em alguma gaveta.

Esse mea culpa todo – que não inclui a calça branca com All Star vermelho que eu usava muito quando trabalhava no Banco do Brasil, e uma camisa abóbora que caí na asneira de usar, inconscientemente, num evento ligado ao Partido Novo – bem, tudo isso é para falar que não ligo para moda. Até parei de combinar calça cáqui com camisa azul quando descobri que era coisa de paulista, e uma única vez usei terno com tênis (quando? anos 90; em Curitiba, onde mais?).

Em estatística, moda é o valor mais frequente num conjunto de dados (sei disso porque já fui professor de estatística). Na rua, moda não é necessariamente o mais frequente, mas o que chama mais a atenção.

Quando é só um maluco que usa, é extravagância; quando vários malucos usam, é moda.

Foi assim com a blusa transparente e o sutiã aparecendo. Foi assim com a calça no meio da bunda, e a cueca de fora (ou a calça no meio da cueca e a bunda de fora). Foi assim com o meião branco por cima do colã nas academias de ginástica.

A última moda é a máscara no queixo. Voltei agora da padaria e, no caminho, passei por umas dez pessoas usando máscara assim, cobrindo o gogó, escondendo a papada. Deve ser uma releitura do boné com a aba para trás.

Pra essa gente, talvez a moda da máscara no queixo seja a última mesmo.

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Cultura e entretenimento

Furiosa: uma saga Mad Max. Por Déborah Schmidt

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Considerado por muitos (na qual me incluo) o melhor filme de ação do século XXI, o excepcional Mad Max: Estrada da Fúria finalmente ganha sua aguardada sequência quase uma década depois de seu lançamento. Furiosa: Uma Saga Mad Max é um prequel de Furiosa, onde retornamos às origens da heroína interpretada anteriormente por Charlize Theron.

Novamente dirigido por George Miller, a história segue a jovem Furiosa (Anya Taylor-Joy), sequestrada de seu lar pela gangue de motoqueiros liderada por Dementus (Chris Hemsworth). Logo eles alcançam a Cidadela, dominada por Immortan Joe (Lachy Hulme). Enquanto os dois tiranos disputam o domínio, Furiosa se vê envolvida em uma batalha incessante para retornar ao seu lar.

Nas primeiras cenas do filme vemos a traumática infância da protagonista (vivida por Alyla Browne). Muito antes de chegar à fase jovem, ela passa por todo tipo de sofrimento, sempre calada e totalmente sem saída. A partir dessa premissa, o longa realiza um verdadeiro estudo da futura imperatriz, que precisa se adaptar perante a escassez de uma terra desolada.

George Miller, que também assina o roteiro ao lado de Nick Lathouris, aproveita para expandir o universo de Mad Max, visto que a trilogia original iniciou no final dos anos 1970. Desde então, o australiano narra a derrocada do que sobrou do mundo, o desmanche da sociedade e os indivíduos recorrendo a atos de barbárie para sobreviver, utilizando veículos como máquinas de destruição. A produção acerta ao dividir a trama em capítulos, e a sensação é de que estamos assistindo uma verdadeira odisseia.

O conflito entre Furiosa e Dementus é o grande destaque do filme. Com Anya Taylor-Joy dominando a tela com uma atuação de poucas palavras, densa e absolutamente concentrada no olhar, a atriz também impressiona nas sequências de ação, porém não possui o mesmo carisma de Charlize Theron. Contando com um ótimo trabalho de maquiagem da vencedora do Oscar Lesley Vanderwalt, Chris Hemsworth surge como um vilão exagerado, caótico e levemente cômico.

Com uma fotografia de Simon Duggan menos marcante do que a de John Seale em Estrada da Fúria, a uma trilha sonora do holandês Tom Holkenborg, mais conhecido como Junkie XL, aposta na desordem de uma história grandiosa, ao melhor estilo Mad Max, em perseguições explosivas e cheias de adrenalina.

Mesmo que inferior ao seu antecessor, Furiosa: Uma Saga Mad Max é um filme poderoso. O longa oferece uma visão mais profunda do universo de Mad Max, explorando os desafios enfrentados por uma protagonista arrebatadora. A espera realmente valeu a pena.

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Cultura e entretenimento

O charme do outono. Por Geraldo Hasse

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Esse tempo chuvoso me transportou automaticamente para a salinha do teletipo nos fundos da redação do Diário Popular. Eu cursava o terceiro ano noturno de jornalismo e ganhava um salário vespertino para traduzir telegramas que chegavam em espanhol via Agência France Presse (AFP). Também pela mesma máquina vinham notícias da Agência JB, mas essas não era preciso traduzir, vinham em português de boa qualidade (na época, o Jornal do Brasil era um modelo de jornalismo, atividade hoje subalterna ao marketing).

O teletipo foi a atração daquele ano no jornal, que se considerava portador de uma revolução redentora dos costumes da região. Às vezes um dirigente da empresa aparecia na salinha rebocando um visitante supostamente interessado em conhecer o aparelho mágico. Eu, mero coadjuvante, nem sempre chegava a ser apresentado. Era um mero acessório da máquina, o zé ninguém da redação. Mas quem municiava o jornal com o noticiário nacional e internacional? Era eu e ninguém mais.

O teletipo passou o ano inteiro cuspindo principalmente reportagens sobre a guerra do Vietnã; certo dia, trouxe a notícia da morte em estranho acidente aéreo no Ceará do marechal Castello Branco, o primeiro chefão do governo militar; semanas depois, morria fuzilado na selva boliviana o revolucionário argentino Che Guevara. E eu ali na solidão da salinha 3 x 4 vivendo e aprendendo sobre a marcha da civilização.

Nos intervalos daquele matraquear incessante, eu lia os grandes poetas brasileiros editados pela Editora do Autor e me animava a escrever versos que nunca foram publicados mas ainda não desapareceram da minha memória (lá vai):

“Eu te ofereço meus ternos versos,

são o presente mais puro que te dou:

são beijos em minha boca imersos,

sobras do banquete que acabou”.

O que deveria ser um soneto não passou de uma quadrinha. Faltava não apenas inspiração, mas tempo para ir além do trivial. Fora o tactac do noticiário, havia as distrações do ambiente. O céu cinzento, a umidade impregnando paredes e os telhados gotejando a chuva intermitente me desviavam para cenas inesperadas.

Lembro que através da vidraça da janela eu via numa árvore já sem folhas — um cinamomo, provavelmente — algumas pombas encolhidas sob a chuva: pareciam “corvos de cinema” (estávamos ainda sob o impacto do filme Os Pássaros, no qual a pobrezinha da Tippi Hedren, indefesa, era atacada sem motivo aparente por bandos de aves negras amestradas pelo terrorista Alfredo Hitchcook).

Por tudo isso, senhoras e senhores, o outono, mesmo com chuva, continua encantador. Em Pelotas e em outras latitudes.

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