Connect with us

Pelotas e RS

Dirigente do Simp lê nota de ‘repudio à administração municipal’

Publicado

on

Dirigente do Sindicato dos Municipários (Sim) leu uma carta, na tribuna da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira:

Título da nota lida: SIMP – nota de repúdio

A categoria dos municipários de Pelotas vem publicamente manifestar-se para DENUNCIAR e REPUDIAR a administração da prefeita Paula Mascarenhas, que neste ano, desrespeitando a data-base, pela primeira vez em 19 ANOS, nada ofereceu para reajustar os salários do funcionalismo público municipal.

Ou seja, perdas inestimáveis para os já sofridos servidores, com reajuste zero, sequer sendo repostas as perdas inflacionárias.

Além do reajuste zero nos salários, também para o vale-alimentação não houve qualquer proposta de correção, sendo a primeira vez que isto ocorre desde a implantação deste benefício, em 2006.

Lembramos que a imensa maioria dos servidores municipais, cerca de 80% da categoria, tem de receber complemento para que seus vencimentos alcancem o valor do salário mínimo nacional.

A prefeita submete os servidores a um arrocho salarial sem precedentes, rebaixando ainda mais a capacidade de sobrevivência dos municipários e de seus familiares, ao mesmo tempo em que lança na mídia jogadas de marketing para sua administração, gastando milhares de reais em propagandas e em iniciativas que em nada beneficiam os trabalhadores, como a ideia de “premiar” servidores com viagem, hospedagem e vale-compras em Gramado, que é um fato isolado, minoritário e divisor na categoria.

Quanto a esta “premiação”, vale destacar que nesta proposta ela defende a questão de economicidade e eficiência, princípios estes que também ela defendeu no debate do Simp em 2016 no compromisso de uniformizar as cargas horárias em 6h diárias, o que até hoje não cumpriu a todos.

A prefeita sequer negociou com os municipários, instituindo uma Comissão para isso, diferente dos outros anos em que apresentou propostas, “propagandeou” que oferecia índice superior à inflação e sempre quis sair na foto, então quando agora nada deu, não apareceu. No mínimo, estranho o comportamento.

Ao mesmo tempo em que ataca o direito dos servidores, arrochando ainda mais os já baixíssimos salários, a prefeita mantém o mesmo número de Cargos de Confiança (CC’s), gasta excessivamente com publicidade, utiliza de contratações temporárias de professores, ao invés da concessão de complementações da carga horária, o que acarretou mais custo ao Município; faz a contratação temporária de Operários em Saúde Ambiental, tendo Agentes de Combate a Endemias concursados para serem chamados; deixa de considerar que em 2018 a receita corrente líquida teve uma evolução de 6,72%.

Este é um Governo que tem duas caras: a verdadeira, triste, com arrocho salarial dos servidores, problemas nas ruas, cidade sem iluminação, ruas esburacadas, filas nos postos de saúde e violência desenfreada; e a fantasiosa, do Pacto pela Paz, que em realidade absolutamente nada fez pelo fim da criminalidade, tanto na periferia quanto no centro da cidade; da “premiação” de servidores com viagens e vale-compras; além de tantas outras ilusões propagandeadas pela mídia, espaços comprados com dinheiro público que deveria estar sendo utilizado onde realmente é necessário.

Por todas estas razões repudiamos e denunciamos o Governo Paula, a qual proporciona um caos total para os servidores e seus familiares.

SINDICATO DOS MUNICIPÁRIOS DE PELOTAS

Prefeitura reage à nota de repúdio do Sindicato dos Municipários

Clique para comentar

Pelotas e RS

Prefeita recomenda que moradores da Vila Farroupilha, Ceval, av. Francisco Caruccio, av. Brasil e áreas baixas da Colina do Sol deixem suas casas

Publicado

on

Em live há pouco, prefeita Paula recomenda que moradores da Vila Farroupilha, Ceval, av. Francisco Caruccio, av. Brasil e áreas baixas da Colina do Sol deixem suas casas imediatamente.

Segundo ela, os alagamentos já ameaçam as residências.

As áreas acima estavam em laranja no mapa. Passaram a vermelho hoje, depois da subida do volume da água após as chuvas dos últimos dias.

Acumulados de chuva que variam entre 130 a 160 milímetros nas últimas horas  (pluviômetro do Sanep na região da Gotuzzo marca 167 milímetros até às 6h30 desta sexta, desde quarta).

Segundo Paula, “a chuva superou o previsto pelos institutos de meteorologia para Pelotas, com acumulados que variam entre 130 e 160 milímetros, por isso precisamos mudar o mapa e sinalizar novas áreas em vermelho, o que significa que as pessoas precisam levantar os móveis e sair de casa”.

Conforme Paula, citando o Corpo de Bombeiros, nessas regiões já se têm ruas alagadas. Moradias, no entanto, ainda não foram invadidas pelas águas.

A prefeita disse também que a sistema de drenagem do município trabalha a pleno desde a noite passada, por meio das casas de bomba e das bombas suplementares cedidas pela iniciativa privada. Porém, essa estrutura já está no limite, mandando água para o canal São Gonçalo – manancial que apresenta níveis históricos de alta. A última medição, das 8h, indicava 2,88 metros – a mesma da enchente histórica de 1941, que no dia 16 deste mês chegou a 3,02 metros.

A previsão é que a chuva continue até o fim da tarde desta sexta. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão nos locais considerados como áreas de risco nesta manhã.

Continue Reading

Pelotas e RS

Novo alerta de tempestade para o Sul do Brasil

Publicado

on

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou quatro alertas de tempestades e ventos fortes para a região Sul nesta sexta-feira, 24. As chuvas podem acumular 60 mm em uma hora e até 100 mm ao longo do dia, com possibilidade de queda de granizo.

Os avisos para a manhã de hoje correspondem à metade norte do Rio Grande do Sul, quase todo o Estado de Santa Catarina e parte do sudoeste do Paraná.

O Inmet também divulgou um alerta de perigo de ventos costeiros que afetam o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Existe o risco de intensificação dos ventos nas áreas litorâneas, o que pode levar à movimentação de dunas de areia sobre as construções na orla.Alertas adicionais e situação atual

Além disso, foi emitido um sinal de “perigo potencial” para chuvas e ventos intensos na metade sul do Rio Grande do Sul, com previsão de acumulado de 50 mm durante o dia, e de vendavais na região oeste do Estado.

Na quinta-feira 23, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu avisos para várias regiões devido ao risco de chuva forte e inundações. No início da madrugada, o órgão pediu a evacuação dos moradores de um bairro em Cruzeiro do Sul, no Vale de Taquari, devido à possibilidade de deslizamento de terras.Impacto das chuvas e prejuízos.

Continue Reading

Em alta

Descubra mais sobre Amigos de Pelotas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading